Rubens Júnior intensifica alianças por todo o Maranhão

Em entrevista concedida ao Portal Vermelho, o deputado comunista licenciado descreve as articulações às vésperas das eleições municipais

Rubens Pereira Júnior critica a execução orçamentária do Estado

Portal Vermelho – O senhor tirou licença da Assembleia Legislativa para assuntos pessoais. Nesse tempo fora do parlamento, como ficam as articulações políticas para as eleições de 2012?
Deputado Rubens Pereira Júnior – Estamos percorrendo todo o Maranhão em busca de unidade da oposição nos demais municípios. Com o licenciamento de Flávio Dino da presidência estadual do partido e tendo em vista as dificuldades pessoais por que ele passa, precisamos ter uma postura mais ativa nas articulações políticas em todos os municípios onde somos demandados

O PCdoB tem um papel de protagonismo cada vez maior, e até decisivo, nas sucessões municipais e estaduais. Qual é o verdadeiro papel do comunista na condução desses processos?

É conduzir da melhor maneira possível o diálogo com todos os segmentos da sociedade. Dialogar, ouvir, tomar decisões e agir de acordo com as necessidades das pessoas, apresentando a melhor opção entre todos os partidos da base aliada para tentar solucionar os problemas da população.

Todos os partidos da base de oposição aliados ao PCdoB já lançaram seus pré-candidatos à prefeitura de São Luís. Quando o PCdoB anunciará a decisão interna acerca da sucessão na capital?

Não há decisão interna. Ela será tomada coletivamente no partido, em sintonia com os demais partidos. O PCdoB tem pré-candidato desde 27 de janeiro, com a Carta ao Povo de São Luís escrita por Flávio Dino, que desde então disponibilizou seu nome. O desafio agora é encontrar a melhor maneira de construir o processo eleitoral de 2012 com todos os partidos, buscando a melhor opção, pensando em 2012 e 2014 também.

O senhor transferiu o domicílio eleitoral de Matões para São Luís em 2011. O que o levou a tomar essa decisão?

O partido entendeu que, neste momento, era preciso estar presente na discussão da sucessão em São Luís, cidade onde eu nasci, cresci e acompanho a vida política.

O foco agora é na capital? Como fica sua relação com o eleitorado de outros municípios onde o senhor tem atuação?
Trabalho na capital, mas, como disse anteriormente, estou percorrendo todo o estado participando efetivamente das discussões eleitorais em 2012, ajudando a construir a unidade da oposição. Discutir apenas São Luís seria uma posição provinciana, pois não se pode deixar de lado a situação de tantas outras cidades do Maranhão, que estão entregues ao descaso do governo estadual. Por isso, a vitória em 2012 em diferentes municípios é a pavimentação do caminho para a vitória em 2014. Temos que discutir o Maranhão inteiro.

Da Redação Vermelho/Maranhão