China comemora os 90 anos da Liga da Juventude Comunista

Hoje, 4 de maio, é o Dia da Juventude na China; a liga tem mais de 80 milhões de filiados, com idades entre 14 e 28 anos

Festa da Juventude em Pequim

Uma cerimônia no Grande Palácio do Povo em Pequim, hoje (4) marcou a passagem dos 90 anos de fundação da Liga da Juventude Comunista da China (nesta data se comemora o Dia da Juventude na China). A festa teve a presença de grandes líderes do Partido Comunista da China (PCCh) e do país, como o presidente Hu Jintao e o primeiro ministro Wen Jiabao. Todos os membros do Comitê Permanente do do Birô Político do Comitê Central do PCCh também participaram.

A Liga da Juventude Comunista da China é uma organização de jovens liderada pelo PCCh. Podem participar pessoas que tenham entre 14 e 28 anos; até o final de 2008, a liga tinha cerca de 80 milhões de membros, mais de metade dos quais estudantes.

Na solenidade, o presidente Hu Jintao saudou a Liga como uma importante força de reserva do PCCh. Os jovens do país, disse ele, devem seguir a liderança do partido, avançar o patriotismo e marchar para a vanguarda dos tempos, tomando parte ativa nas práticas sociais do povo chinês. O mandatário pregou a confiança na juventude e o aproveitamento de todo seu potencial. “As organizações da LJCCh”, disse, “em todos os níveis, devem adaptar-se às novas situações com o objetivo de servir melhor às pessoas jovens e salvaguardar seus direitos e interesses legítimos”. São organizações que devem manter a direção política correta, implantar as políticas do PPCCh em seu trabalho e orientar os jovens para que sigam o Partido pelo “caminho do socialismo com características chinesas”, disse.

Com informações da Rádio China Internacional e da Agência Xinhua