Pesquisa aponta economia europeia continua recuando

De acordo com dados apresentados nesta sexta-feira (4) apontoiu retração no setor de serviços da zona do euro. Segundo o estudo o encolhimento se deu em ritmo mais rápido do que o previsto em abril, sugerindo que a recessão do bloco pode se estender até o meio do ano.

O estudo, que foi realizada pelo instituto Markit, é baseada em consultas feitas a executivos (gerentes de compras) de aproximadamente 2.000 empresas prestadoras de serviços distribuídas pela Alemanha, França, Itália, Espanha e Irlanda, que representam 80% do setor europeu.

A leitura final do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) para o setor de serviços registrou 46,9, um ponto abaixo da leitura preliminar de 47,9 reportada há duas semanas, que já foi muito mais fraca do que o esperado por economistas consultados pela Reuters.

Esse resultado foi a revisão mais acentuada para o PMI desde outubro de 2008 -um mês após a quebra do Lehman Brothers- e uma forte queda em relação aos 49,2 vistos em março. Qualquer número abaixo de 50 indica contração do setor.

Crescimento estagnado

O instituto Markit atribuiu a revisão à piora das condições de negócios num ritmo mais rápido durante o final do mês, e disse que o número estava consistente com a taxa de contração econômica trimestral de 0,5%.

"O crescimento praticamente estagnou na Alemanha, e a França se juntou a Itália e Espanha com uma forte taxa de declínio econômico", disse o economista chefe do Markit, Chris Wialliamson.

O PMI composto final de abril, que combina a pesquisa do setor de serviços com a pesquisa do setor manufatureiro divulgada na quarta-feira, também registrou uma forte queda em relação à leitura preliminar – de 47,4 para 46,7, e ficou bem abaixo dos 49,1 vistos em março.

Fonte: Folha