França: pesquisas indicam vitória de Hollande com 53% dos votos

O candidato do Partido Socialista François Hollande venceria o conservador Nicolas Sarkozy no segundo turno das eleições presidenciais da França, realizadas neste fim de semana, caso se confirmem os resultados prévios das pesquisas publicadas na Suíça neste domingo pelo site do jornal Tribune de Geneve.

O site indica que, "segundo vários institutos de pesquisas", Hollande obteria entre 52,5% e 53% dos votos, frente ao apoio de 47% a 47,5% dos votos para Sarkozy.

As votações começaram neste domingo na França metropolitana (parte europeia do país, pois, no ultramar o pleito se iniciou no sábado) às 8h locais (3h de Brasília). Os últimos colégios eleitorais devem fechar às 20h locais (15h de Brasília).
Territórios ultramarinos

Mais cedo, dados provisórios publicados pelo site do jornal belga La Libre Belgique apontaram a vitória de Hollande nos territórios ultramarinos. O site indica que, segundo a contagem parcial dos votos nos territórios, onde a votação começou no sábado, Hollande ganharia o duelo contra o atual presidente na Martinica, Guadalupe, Guiana Francesa e Saint-Martin.
Em Guadalupe, Hollande conseguiria 71,9% dos votos, contra 28% de Sarkozy. Em Martinica, o socialista obteria 68,4% dos votos e o conservador, 31,5%. Na votação realizada no consulado de Montreal, no Canadá, Hollande venceria Sarkozy com 57,74% contra 42,26%.
Já nas urnas dispostas no consulado de Nova York, nos Estados Unidos, o socialista ficaria atrás do atual presidente, com 37,5% contra 62,5% do conservador.

Fonte: Terra