DEM, ex-PFL, perde duas vezes no STF no período de uma semana

Uma semana após sofrer uma importante derrota na Justiça, a direita conservadora do país amargou outro revés judicial. O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou na quinta-feira (3), por sete votos a um, a ação impetrada pelo Democratas (ex-PFL), que questionava os critérios de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni). Na quinta-feira (26 de abril), o mesmo STF negou outra ação do DEM, que questionava o sistema de cotas étnico-raciais para ingresso na Universidade de Brasília (UnB).

O Supremo considerou constitucionais as regras do ProUni – programa criado em 2004 no governo do presidente Lula, que concede bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em instituições privadas de educação superior.

“Enquanto o DEM defende o status quo, o conservadorismo, mantendo as desigualdades sociais, inclusive na área da educação, o governo do PT vai na direção contrária. O nosso governo tem implementado políticas públicas e ações afirmativas para enfrentar essas desigualdades sociais. E o ProUni tem se mostrado eficiente, tanto no acesso quanto na permanência dos estudantes de baixa renda, que têm obtido as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, destacou a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que integra a Comissão de Educação da Câmara.

O coordenador do Núcleo de Educação do PT, deputado Waldenor Pereira (BA), também elogiou a decisão do Supremo. Ele ressaltou o grande alcance social do ProUni, voltado a milhares de jovens de baixa renda que “sonham” com o ensino superior.

“Mais de um milhão de jovens oriundos das escolas públicas estão tendo a oportunidade de se matricular, estudar nas universidades brasileiras, se formar em diversas profissões e ter ascensão social. A oportunidade do ensino superior aconteceu no governo do PT. Sem o ProUni, isso seria impossível”, afirmou Waldenor Pereira.

Fonte: Informes PT