Inácio prevê vitória de jornalistas em votação no Senado

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que dispõe sobre a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão está na pauta do Senado para votação em segundo turno. Considerando que existem duas MPs trancando a Pauta e que estas deverão ser votadas esta semana, o mais provável é que a matéria esteja pronta para votação a partir do dia 15 de maio.

Inácio prevê vitória de jornalistas em votação no Senado

Inácio é o relator da matéria. O relator da matéria, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE-foto), acredita que as mudanças recentes na correlação de forças no Senado ampliam as perspectivas de aprovação da PEC que restabelece a obrigatoriedade da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Paralelamente, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a coordenação da Campanha em Defesa do Diploma e sindicatos dos jornalistas do país mobilizam os parlamentares para a nova votação. A PEC do Diploma foi aprovada em 1º turno no Senado no dia 30 de novembro de 2011, com 65 votos favoráveis e sete contrários.

“A saída do Demóstenes (da liderança do DEM) desmobiliza a bancada que é contra a PEC 33. Além disso, os demais líderes partidários, em sua maioria, são favoráveis à Proposta”, frisa Inácio, para quem o protagonismo da resistência à matéria agora ficará a cargo do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL). O relator destaca ainda que senadores recentemente empossados tendem a votar favoravelmente à Proposta.

Inácio Arruda destaca ainda que, após a aprovação em 2º turno pelo Senado, será necessária articulação para que o texto da matéria permaneça inalterado quando for encaminhado à apreciação, também em dois turnos, na Câmara dos Deputados.

De Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda