Relações França-América Latina melhorarão com Hollande

"É muito provável que com o novo governo na França melhorem as relações com a América Latina, mas é necessário esperar o que realmente possa fazer o socialista François Hollande depois de assumir a presidência", disseram nesta terça-feira (8 analistas políticos venezuelanos.

"Não tenho demasiadas esperanças no que possa fazer o novo governo", considerou Roberto Hernández Montoya, conhecido intelectual e analista venezuelano, diretor do Centro de Estudos Latinoamericanos Rómulo Galegos (Celarg), situado na capital.

Montoya lembrou que o problema não é quem seja presidente, mas o sistema, "que aprisiona, deixa muito pouco espaço, te limita a fazer o que querem os financeiros", opinou.

Sergio Rodríguez, diplomata e professor universitário, também concorda com essa opinião, tendo assinalado a desmitificação do Partido Socialista como a primeira coisa a ser feita pelo presidente eleito.

Não se pode esquecer que se trata de partidos sociais-democratas, que surgiram depois da primeira guerra mundial para enfrentar os bolcheviques e que significaram nessa época alguns avanços sociais, explicou.

"No entanto transformaram-se até se converterem em defensores do modelo neoliberal, por isso não é certo dizer que 'a esquerda venceu' na França, como consideram alguns", agregou.

"É verdade que é melhor que governe Hollande em lugar de Sarkozy, que representa a direita mais dura, mas não devem esperar reformas profundas", disse Rodríguez.

"De qualquer jeito, a análise das perspectivas do novo governo na França não termina agora, pois em junho próximo terá eleições legislativas e é preciso esperar por esses resultados para saber com que correlação de forças deverá governar François Hollande", opinou por último Sergio Rodríguez.

Fonte: Prensa Latina