Cinema latino-americano recupera espaço em Cannes

Depois de uma participação quase insignificante em 2011, sem nenhum filme indicado para o prêmio máximo, o cinema latino chega ao Festival de Cannes 2012 com dois longas competindo pela Palma de Ouro na Seleção Oficial. 

Vladimir Cruz, Benicio del Toro e Josh Hutcherson na filmagen de '7 Dias en Havana' /
Foto Divulgação Alejandro Gonzalez

On the Road, uma adaptação do romance homônimo de Jack Kerouac, dirigida pelo brasileiro Walter Salles, e Post Tenebras Lux, o novo filme do mexicano Carlos Reygadas, considerado um dos diretores mais experimentais da região, são os longas latinos que concorrem ao grande prêmio.

A importância do cinema latino-americano tem sido ressaltada pelas autoridades de Cannes. Thierry Frémaux, diretor do festival, afirmou durante coletiva de imprensa que é impossível pensar na Seleção Oficial sem a presença de produções do continente, exaltando a "juventude e vitalidade" dos cineastas. "Vimos muitos filmes interessantes do Chile, do Uruguai e de outros países, mas tínhamos que manter um certo equilíbrio", disse Frémaux.

Além da competição oficial, o cinema latino-americano também está presente na categoria Um Certain Regard (Um Certo Olhar), com Después de Lucía, do mexicano Michel Franco, La Playa, do colombiano Juan Andrés Arango, e Elefante Blanco, protagonizado por Ricardo Darín e dirigido pelo argentino Pablo Trapero. Este último também concorre com o filme 7 días em la Habana, um longa composto por vários fragmentos de diferentes diretores, como Juan Carlos Tabío, Benicio del Toro e Gaspar Noé, entre outros.

Vale destacar que todos os filmes escolhidos para a Seleção Oficial e para Un Certain Regard são coproduções com a França.

Fora da competição, os longa-metragens A Música Segundo Tom Jobim, do diretor brasileiro Nelson Pereira dos Santos, e Villegas, do argentino Gonzalo Tobal, serão exibidos nas Sessões Especiais do festival.

Frémaux também destacou a grande quantidade de filmes latino-americanos que participam "não apenas nesta edição do festival, mas em todas" e que permitem "viajar para mundos distintos" dentro do mesmo continente.

Fonte: Terra