Marcha contra homofobia convoca mobilização nacional na quarta

A Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) convoca todos e todas para a 3º Marcha Nacional Contra Homofobia na quarta-feira (16), em Brasília (DF). A primeira atividade será em frente ao Palácio do Planalto, a partir das 8h30. A data é véspera do Dia Internacional Contra Homofobia.


2º Marcha Nacional Contra Homofobia, em 2011 / foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Foi no dia 17 de Maio de 1990 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doneças (CID). Antes disso, muitos países ainda tratavam a questão da opção sexual como caso de saúde pública.

"Pedimos que todas as 257 organizações afiliadas da ABGLT e organizações e pessoas aliadas mobilizem todos os esforços para estarem presentes em Brasília na ocasião. As mães e os pais que apoiam a dignidade e os direitos humanos dos filhos e das filhas LGBT também serão muito bem-vindas(os)", diz a convocação do movimento social, que se mobiliza pelo terceiro ano seguido na capital federal.

Também faz parte da mobilização, um manifesto assinado por mais de 250 entidades. Quem quiser aderir, basta enviar email para vdwrm@hotmail.com com cópia para presidencia@abglt.org.br.

No manifesto, os integrantes da marcha fazem uma série de reivindicações. São elas: políticas efetivas de combate à homofobia nas escolas; campanhas governamentais de enfrentamento à homofobia e promoção do respeito à diversidade sexual; elaboração e promulgação imediata do II Plano Nacional LGBT, com efetivação das medidas aprovadas na II Conferência Nacional LGBT; garantia do funcionamento dos Grupos de Trabalho paritários (sociedade civil e governo) de acompanhamento do Plano Nacional LGBT nos Ministérios; orçamento e estrutura para a viabilização das políticas públicas LGBT no âmbito da federação, dos estados e dos municípios; aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de lei que criminaliza a homofobia;
fim do assassinato diário das pessoas LGBT e da impunidade no Brasil; fim da influência dos parlamentares fundamentalistas nas decisões do governo. Laicidade já!

Questões mais amplas, de outros movimentos, também estão contempladas no manifesto. A marcha também pede garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres; marco regulatório para as ONGs, que reconheça as especificidades das organizações do movimento social e as diferencie das ONGs prestadoras de serviços; que o Programa Nacional de Direitos Humanos III seja implementada na sua integridade para nortear as políticas de direitos humanos no Brasil, sem vetos e sem omissões.

"Não queremos privilégios, queremos o direito à igualdade e o respeito às diferenças", finaliza o manifesto.

Seminário

Um dia antes da manifestação, na terça-feira (15), os manifestantes devem lotar o Auditório Petrônio Portela, do Senado, onde acontecerá discussão da proposta de substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara 122, que criminaliza a homofobia. O Seminário “Diferentes, mas Iguais”, começa às 10h e vai até às 17h30.

Após a atividade, o grupo deve seguir até o Palácio do Planalto para a foto oficial e iniciar uma vigília no local.

Leia o manifesto na íntegra aqui

Conheça melhor o movimento e suas reivindicações aqui

Da redação com ABGLT