PCdoB-SP divulga normas de convocação das Convenções Municipais

As Convenções Municipais devem ser realizadas no período de 10 a 30 de junho. Comitê Estadual orienta aos comitês municipais que iniciem desde já a mobilização para as Convenções

Nesta terça-feira, dia 15 de maio, o Comitê Estadual do PCdoB divulgou a Resolução sobre as Convenções Eleitorais do partido no Estado de São Paulo. No documento estão as regras para a realização das Convenções, ocasião em que serão escolhidos os candidatos e candidatas e as coligações que concorrerão às Eleições 2012. Além da Resolução, também foram disponibilizados pelo Estadual o Termo de Compromisso dos Candidatos com o PCdoB e o modelo de Edital de Convocação para as Convenções.

O secretário de Organização do Comitê Estadual, Marcelo Cardia, recomenda aos diretórios municipais que leiam os três documentos com muita atenção para iniciarem desde já a organização das Convenções que devem acontecer, segundo recomendação da Justiça Eleitoral, no período de 10 a 30 de junho. Ressalte-se que a convocação deverá ser feita com antecedência mínima de 7 dias e divulgada amplamente de acordo com os termos da Resolução.

Em recente entrevista ao Vermelho São Paulo, Cardia adiantou pontos da Resolução sobre o direito de voto nas Convenções. “Poderão participar da Convenção eleitoral municipal, com direito a voto, os que se filiaram ao partido até quinze dias antes da realização da Convenção, observado o processo de eleição de delegados nas plenárias específicas a serem definidas por cada comitê municipal. Já o delegado só poderá votar na convenção se apresentar a Carteira Nacional de Militante”, lembrou. Para votar nos municípios com 200 mil eleitores ou mais é obrigatório que os candidatos e candidatas e membros do comitê municipal estejam inscritos no Sincom.

Cidades mais humanas

No Termo de Compromisso dos candidatos com o PCdoB, o Comitê Estadual reforça a luta pelo fortalecimento e protagonismo do PCdoB no Estado de São Paulo. Para isso é preciso “enfatizar nas eleições municipais programas claros governo claros e objetivos, que busquem atender a realidade concreta de cada cidade. A bandeira geral que levantaremos será a da busca de cidades mais humanas e com menos desigualdades sociais”, diz o texto do documento.

O documento também chama a atenção para o cumprimento com as normas legais de financiamento da campanha. Cardia sugeriu, em entrevista ao Vermelho São Paulo, que os candidatos iniciem o mais rápido a busca pela documentação para registro da candidatura. Para auxiliar nesta tarefa, o Estadual recomendou consulta ao site estatal do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam ). “Vale lembrar, no entanto, que o registro da candidatura só poderá ser requerido após o Comitê Estadual referendar o resultado das Convenções”, complementou Cardia.

Acesse os links abaixo e leia na íntegra os documentos divulgados pelo Comitê Estadual do PCdoB

Resolução Sobre as Convenções Eleitorais Municipais do PCdoB – 2012

Edital de Convocação para as Convenções

Termo de Compromisso dos Candidatos com o PCdoB


Leia: PCdoB disputa eleição em mais de 300 municípios em SP

Da Redação