Se eleições fossem domingo, Chávez teria mais de 50% dos votos

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, seria reeleito com 56,8% dos votos se as eleições fossem realizadas no próximo domingo (19), de acordo com a mais recente pesquisa da empresa 30.11 Consultores.

Chávez seria eleito com mais de 50% dos votos se as eleições fossem realizadas neste domingo

O resultado do estudo, divulgado nesta terça-feira (15) em Caracas por Germán Campos, diretor dessa empresa, indica ainda que o candidato opositor, Henrique Capriles Radonski, receberia 27,1% dos votos.

Esses dados são muito similares aos dos estudos anteriores da consultora, dados publicados em 9 e 29 de março últimos, e mostram uma tendência que parece irreversível, a menos de cinco meses das eleições presidenciais, marcadas para 7 de outubro.

As preferências não sofreram mudanças nesse período e, segundo Campos, parece que Capriles não pode desenvolver uma campanha que lhe permita crescer em intenção de votos.

Por outra parte, a estabilidade da tendência sugere que o líder do partido Primeiro Justiça também não tem conseguido aglutinar toda a oposição em pról de sua candidatura, disse o diretor de 30.11 Consultores.

A pesquisa, realizada de 9 a 12 de maio em 17 estados do país, com 4.370 entrevistados, indagou também pelas preferências políticas dois entrevistados.

Dos entrevistados, 42,1% declararam ser chavistas e 25,5% disseram ser antichavista, enquanto outros 23,2%, um setor que o diretor da assinatura qualificou de moderado, não se localizou em nenhum desses dois campos.

Interrogado sobre a atitude a tomar não momento da votação por esses moderados, Campos opinou que de acordo com ou comportamento mostrado em eleições anteriores, 70% poderia se inclinar pelo atual presidente e 30% restante pelo candidato opositor.

A pesquisa buscou também opiniões sobre o governo do presidente Chávez e 52,4% dos interrogados a qualificou de excelente ou boa, enquanto 21,9% a considerou má ou péssima.

Com Prensa Latina