Brasil registra, em média, 3,4 denúncias de homofobia por dia 

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República registrou em 2011 uma média de 3,4 denúncias diárias de violência praticada contra homossexuais. A violência fruto da intolerância foi um dos temas mais debatidos no Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia (rejeição a transexuais e travestis), celebrado nesta quinta-feira (17).

As 1.259 denúncias foram recebidas de forma anônima pela secretaria por meio do telefone 100 do Disque Direitos Humanos. De acordo com os relatos, há queixas sobre violência física, sexual, psicológica e institucional, além de episódios envolvendo discriminação relacionada à opção sexual do indivíduo.

Leia também: Marcha Contra a Homofobia pede educação e criminalização

A data de 17 de maio foi criada por ativistas franceses em 2005 para marcar o dia em que a homossexualidade foi tirada, há 22 anos, da lista de doenças mentais da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a data foi lembrada ontem por manifestantes, que ocuparam a Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde estenderam uma bandeira do movimento.

Os deputados ligados à causa dos direitos humanos manifestaram apoio à luta contra a homofobia. “Essa luta não é apenas para que pessoas possam ter a sua educação sexual do modo como desejam, mas é contra os crimes de ódio, contra a intolerância, contra a visão de que o Brasil e o mundo inteiro não podem ser plurais”, afirmou a deputada Marina Sant’anna (PT-GO).

De Brasília
Com Informes PT