Terceira idade do campo promove Primeira Plenária Nacional

Acontece em Brasília, entre 13 e 15 de junho, a 1ª. Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais. A expectativa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), que organiza o evento, é que mais de 400 idosos de todo o país compareçam com o objetivo de se articular em torno de questões específicas do envelhecimento no campo.

O processo de escolha dos delegados ocorreu de setembro de 2011 a abril de 2012, em 27 plenárias estaduais que reuniu um total de 3.500 trabalhadores da terceira idade.

Durante todo o primeiro dia da plenária, o pós-doutor em Ciências Sociais Vicente de Paula Faleiros fará uma análise de conjuntura sobre o envelhecimento brasileiro, suas perspectivas e desafios com enfoque no meio rural.

Durante a plenária acontecerá o lançamento da 3ª edição da Revista da Terceira Idade da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que contará com o serviço de comidas típicas e apresentações de danças regionais, e trabalho em grupo para análise, debate e conclusão do Documento Base.

Durante a manhã do último dia acontecerá o do Dia Nacional de Defesa e Fortalecimento da Pessoa Idosa Rural, com a presença de autoridades. Em seguida, acontecerá a plenária final para aprovar o Documento Base, que será utilizado na construção da Agenda do Envelhecimento Saudável no Brasil.
Durante todos os dias, será realizada uma pesquisa da Ouvidoria da Saúde sobre a satisfação dos idosos quanto ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), além de uma exposição fotográfico com vários eventos e momentos do trabalho realizado junto à população idosa rural brasileira.

Fonte: Contag