Chicago ocupada militarmente para a cúpula da Otan

Em Chicago ocorreu neste sábado (19) uma manifestação de protesto contra a cúpula da Otan, que acontece neste fim-de-semana na cidade. Centenas de antiglobalistas saíram às ruas. Os organizadores prometem que este é apenas o início e que no domingo (20), dia da abertura da cúpula, haverá uma manifestação maior.

Protesto em Chicago contra a cúpula da OTAN

“Os moradores locais não estão muito entusiasmados com o encontro de cúpula. Temendo as manifestações, dos antiglobalistas e ativistas do movimento Occupy Wall Street, os diretores de dezenas de empresas autorizaram os seus funcionários ou a trabalhar sexta-feira a partir de casa ou mesmo a não trabalhar sexta e segunda-feira. Milhares de residentes de Chicago preferiam sair da cidade durante os dias da cúpula. Em resultado, a cidade foi praticamente deixada aos turistas (que não entendem o motivo das ruas estarem desertas), aos antiglobalistas e à polícia. Estes dois últimos preparam-se ativamente para possíveis confrontos.

Aliás, a Polícia e os serviços secretos têm sido bastante ativos, o que se nota especialmente por a cidade estar deserta. As margens do lago Michigan, onde Chicago se situa, e os numerosos canais estão sendo permanentemente patrulhadas por lanchas da polícia e do Exército dos EUA. De forma a reforçar a segurança, foram inclusive enviadas forças policiais de outros estados, o que irrita ainda mais os manifestantes. Diz um ativista:

“Estou furioso, estou simplesmente furioso por a questão de realização da cúpula da Otan nesta cidade não ter sido resolvida de forma democrática. A decisão foi tomada exclusivamente pelas autoridades de Chicago e por pessoas de Washington, sem ter em conta a opinião das pessoas, a quem tudo isto causa inúmeros problemas. Hoje aqui em Chicago entendemos o que significa ser ocupado, entendemos com o que os habitantes de Bagdá, de Cabul, de Jerusalém todos os dias se deparam – com a ocupação por parte de forças estrangeiras”.

As autoridades locais informam constantemente, por rádio e pela televisão,, sobre o fechamento de determinadas ruas, e uma das estações de metro estará fechada durante a realização da cúpula.

Os muitos turistas e jornalistas que estão hospedados nos hotéis no centro da cidade receberam pulseiras especiais e foram ameaçados que, sem elas, nos dias do encontro não serão autorizados a sair do hotel. Nos hotéis, há quem tenha receio da ação dos manifestantes. Embora estes afirmem que tencionam protestar de forma pacífica, as próprias autoridades, através da mídia, fazem aumentar a tensão.

A cúpula da OTAN vai decorrer em Chicago em 20-21 de maio. Os principais temas da agenda serão: a conclusão da primeira etapa de criação do sistema de defesa antimíssil (DAM), a situação no Afeganistão e as reformas da própria Aliança. No encontro participarão representantes de 50 países, incluindo países vizinhos e aliados da Rússia – a Ucrânia, o Cazaquistão, o Quirguistão, o Uzbequistão e o Tajiquistão. Moscou, devido a divergências na questão da DAM e na cooperação com o Afeganistão, não enviou uma delegação representativa a Chicago. O Ministério da Defesa russo fez saber que não faz sentido a presença de representantes na cúpula, tendo enviado um dirigente de departamento, Zamir Kabulov, que tomará parte na reunião sobre o Afeganistão.

Fonte: Rádio Voz da Rússia