Eliana Gomes cobra ações no enfrentamento à exploração infantil

Em audiência pública na Câmara de Fortaleza, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), relatora da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Casa, ressaltou o papel do Ministério Público, da Secretaria de Segurança Pública do Estado e da Polícia Federal em ações efetivas no combate à violência sexual na Capital.

As instituições, como destacou a parlamentar, receberam o relatório da CPI que aponta 74 pontos de exploração na Capital. “A nossa parte de legislar nós vamos fazer, mas, executar ações, fica com os órgãos do Executivo”, enfatizou.

Eliana Gomes falou dos desafios enfrentados na realização dos trabalhos da CPI, que colheu vários depoimentos de entidades e pessoas, e com isso conseguiu traçar um diagnóstico da exploração na cidade. Neste estudo, como evidenciou a parlamentar, constatou-se que a rede criminosa de exploração cresceu com a atuação na Orla e Periferia de Fortaleza, com destaque para os bairros da Barra do Ceará, Bom Jardim, Jangurussú, Serrinha e nas proximidades dos Terminais de Ônibus. “A rede cresceu violentamente apesar dos esforços das políticas públicas”, colocou.

A vereadora chamou a atenção para a criação de um GT da Copa para tratar sobre a exploração sexual, que deverá ser impulsionada com o turismo gerado pelo evento. A parlamentar falou ainda que o combate da problemática passa pela agilidade nas autuações. “Nós temos que ter ações concretas, não podemos permitir que isso continue. A CPI expressou o sentimento de muito o que fazer e a sociedade tem que denunciar”, pontuou Eliana Gomes.

Fonte: Câmara de Fortaleza