Saúde: HGF debaterá segurança do paciente

A 43ª Reunião Anual do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que acontece de 22 a 25 de maio, vai focar os debates na segurança do paciente. Em forma de painéis e mesas-redondas, a reunião anual destaca o tema “A complexidade dos hospitais terciários: avanços e desafios na segurança do paciente".

A edição da Reunião traz uma novidade: é o blog [email protected]. O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, proferirá palestra na quarta-feira, 23 de maio, às 14 horas, na mesa-redonda “O Sistema MAPP- Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários: ferramenta gerencial para garantia da segurança do paciente”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a segurança dos pacientes como princípio fundamental dos cuidados de saúde, pois cada etapa do processo de prestação de cuidados contém certo grau de insegurança inerente. Em 2005 a OMS lançou a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente e identificou seis áreas de atuação para direcionar as ações voltadas à Segurança do Paciente. Essas seis metas têm como objetivo promover melhorias específicas em áreas da assistência consideradas problemáticas. São elas: identificação correta dos pacientes; comunicação efetiva; segurança dos medicamentos de alta vigilância; cirurgias em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; redução do risco de infecção associado aos cuidados de saúde; e redução do risco de lesões ao paciente em decorrência de queda.

Programação

Fonte: Sesa