Livro sobre a Guerrilha dos Araguaia será lançado em Fortaleza

Fortaleza sediará o lançamento da 2ª edição do livro “Guerrilha do Araguaia – a esquerda em armas”, do historiador e professor da Universidade Federal de Goiás, Romualdo Pessoa Campos Filho. A solenidade será na próxima quinta-feira (24), a partir das 19h, no Teatro Celina Queiroz. O evento é uma parceria do Centro Acadêmico Pontes de Miranda (Direito – Unifor) com a Fundação Maurício Grabois e a Associação Anistia 64-68.

Durante o lançamento será realizada uma mesa redonda onde os debatedores abordarão temas relativos à Comissão da Verdade e a democracia. Além do Professor Romualdo, participarão do debate o professor e ex-presidente da OAB, Hélio Leitão; e o Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB).

Sobre o livro

Nesta segunda edição, o livro – lançado em 1997 – é atualizado conforme novas informações surgidas nos últimos 15 anos com relação à Guerrilha e à busca pelos mortos e desaparecidos políticos. Traz, ainda, mapas, fotos e documentos relacionados ao assunto.

Na obra, Campos Filho resgata o tema privilegiando as vozes daqueles que por muitos anos viveram sob a lei do silêncio: os camponeses do Araguaia. Num relato comovente e, ao mesmo tempo, historicamente rigoroso, o autor revela um importante capítulo da recente história brasileira que muitos ainda tentam esconder.

Sobre a Guerrilha

A Guerrilha do Araguaia é até hoje um dos mais obscuros períodos da história brasileira. Sob a ditadura militar implantada em 1964, diversas organizações e partidos de esquerda buscavam maneiras de resistir à violência do regime. A perseguição nas cidades e a necessidade de se arregimentar um contingente disposto a lutar pela democracia e pela igualdade levaram dezenas de militantes do PCdoB às matas da região do Araguaia. Nascia assim, no começo dos anos 1970, a principal resistência guerrilheira ao autoritarismo, somente derrotado depois de as Forças Armadas deslocarem para a selva o seu maior efetivo desde a Segunda Guerra Mundial.

Serviço

Lançamento do livro “Guerrilha do Araguaia – a esquerda em armas”

Data: quinta-feira (24/05/2012)
Hora: a partir das 19h
Local: Teatro Celina Queiroz (Unifor – Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)
Promoção: CA Pontes de Miranda, Fundação Maurício Grabois e Associação Anistia 64-68

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da Fundação Mauricio Grabois)