Coordenador do UniverCidade conta o que viveu na caravana em SP

O sorriso estampado no rosto durante a etapa final da caravana em São Paulo no último dia 15 de maio não escondia a sensação de conquista e vitória do coordenador do Circuito UniverCidade, o jovem piracicabano Rafael Lacerda. Em entrevista ao site da União Nacional dos Estudantes (UNE), o coordenador da caravana, Rafael Lacerda, faz um balanço sobre o projeto, as conquistas e suas expectativas para a próxima etapa com o produto final.

Na estrada desde o 4 de março, Rafael, que é estudante de direito da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e diretor da União dos Estudantes Estaduais de São Paulo (UEE-SP), esteve à frente da pré-produção e da execução da caravana, visitando 15 das principais universidades públicas e particulares de 12 cidades no estado.

Conhecer os quatro cantos da “locomotiva do Brasil” é a melhor forma de entender os desafios da sociedade paulista, encontrando soluções por meio da visão de quem terá futuramente a missão de continuar conduzindo o Estado: os estudantes.

A iniciativa histórica mudou não apenas a trajetória da entidade, mas também a forma como Rafael passou a encarar a vida, de forma mais madura, decidido e confiante do seu papel de agente mobilizador.

”A juventude quer e deve participar ativamente das decisões que permeiam seu território, servindo sempre como protagonista das mudanças e exercendo sua cidadania”, acredita.

O Circuito UniverCidade chega ao seu final com um saldo extremamente positivo para a UEE-SP, avalia Rafael. Após passar 45 dias na estrada, a entidade paulista se prepara para ampliar ainda mais sua força estudantil por meio de uma plataforma política destinada aos candidatos à prefeitura nos municípios paulistas.

A seguir, o coordenador da caravana, Rafael Lacerda, faz um balanço sobre o projeto, fala sobre as conquistas e suas expectativas para a próxima etapa com o produto final.

Site da UNE: Qual reflexão você faz sobre a jornada do Circuito UniverCidade?
Rafael Lacerda: Como diz o nosso Manifesto, o movimento estudantil é o estudante em movimento, mobilizado em mudar o mundo. E foi isso que fizemos. Mais do que reclamar das coisas que não funcionam, nós da UEE-SP queremos tomar como nossa a responsabilidade de luta e nos unir para transformar a realidade. Debatemos em cada lugar um tema que é pertinente a juventude e chegamos a conclusões segundo a nossa visão.

Site da UNE: De que forma se deu o diálogo com os estudantes? Como você avalia a participação deles durante as etapas?
RL: É muito bom chegar em diferentes lugares e ser recebido com carinho e atenção. Foi o que aconteceu em todas as etapas da caravana, cada estudante, cada universidade acolheu a nossa equipe de maneira muito especial. Os estudantes participaram em peso das atividades, mobilizando a nossa chegada e debatendo juntos os temas propostos.

Site da UNE: Qual a importância da finalização deste projeto? Foi escrito um novo capítulo da história do movimento estudantil paulista?
RL: Com o Circuito UniverCidade conseguimos fortalecer o movimento estudantil dentro do nosso Estado, o que sem dúvidas acaba escrevendo sim uma nova fase para a nossa entidade. Tivemos a oportunidade de conhecer a realidade de cada universidade, a ação e organização de cada CA, DA e DCE.

Site da UNE: O produto final do Circuito UniverCidade é uma plataforma política que será encaminhada para os candidatos a prefeito no Estado. Qual a base deste documento? De que forma ele será construído? O que a juventude da UEE-SP quer?
RL: Realmente a caravana foi pensada com este objetivo e estamos aplicados em redigir este documento com o diagnóstico sobre a realidade de cada município. Ele será constituído com as ideias centrais e conclusões finais de cada debate, formando as reivindicações do movimento estudantil paulista para as eleições municipais do segundo semestre. A juventude quer e deve participar ativamente das decisões que permeiam seu território, servindo sempre como protagonista das mudanças e exercendo sua cidadania.

Site da UNE: Depois de tudo o que você vivenciou durante a caravana, o que certamente você levará para casa?

RL: Participar de uma caravana do movimento estudantil é estar presente em um momento importantíssimo da história do país. Estou levando na minha bagagem de vida a certeza de que juntos somos mais fortes e que para o movimento estudantil, organizado e plural, não existe barreira.

Fonte: Site da UNE