Exposição traz temas que serão abordados na Rio+20

Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), foi inagurada nesta sexta-feira (25) a exposição Nós do Mundo, que aborda de forma lúdica e interativa os temas que estarão em debate na Rio+20. A mostra está no Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e tem entrada franca.


Cartaz da exposição Nós do Mundo, no Museu da Vida, da Fundação FioCruz

A iniciativa acontece em parceria com o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico de Inhotim (MG) e a colaboração da Eletrobras Furnas e é um evento comemorativo pelos 13 anos do museu, os 25 anos da Casa de Oswaldo Cruz, à qual está vinculado o espaço cultural, e os 112 anos da Fiocruz.

Imagens, vídeos, áudios e recursos interativos são utilizados para dar o panorama ambiental, em todo mundo, e as soluções que estão sendo encontradas para práticas de desenvolvimento sustentável.

“Nós consideramos que um museu de ciência é um espaço não só para transmitir conhecimentos científicos, mas também para discutir temas quentes que estão aí na pauta do dia a dia”, afirma Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida. “A ideia é sensibilizar e até mesmo provocar os visitantes com relação às questões em foco na Rio+20”.

Consumismo exagerado, mudanças climáticas, degradação ambiental, matrizes energéticas e desigualdades sociais são explicados em painéis, mas a mostra também contém módulos mais interativos. Há uma linha do tempo, que o visitante pode acionar e com isso acompanhar a evolução das discussões que desembocam agora na Rio+20, e uma bicicleta que, ao ser pedalada, transforma a energia produzida em energia elétrica.

Uma casa em miniatura, com informações sobre o gasto de energia pelos aparelhos mais comumente encontrados na residência de uma família brasileira, e a simulação de um supermercado, no qual o visitante, ao passar no leitor o código de barras de um produto recebe informações ambientais a respeito dessa mercadoria, são outros dois módulos interativos da exposição.

Serviço:
Exposição Nós do mundo
Quando: De 25 de maio a 28 de julho
Visitação: de terça a sexta, entre 9h e 16h30, mediante agendamento. Aos sábados, visitação livre, de 10h às 16h, gratuito
Local: sala de exposições do Museu da Vida, na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ (próximo à passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz)
Mais informações e agendamento: (21) 2590-6747 e [email protected]

Com Agência Brasil