CPI investiga rota de tráfico de pessoas no Nordeste

A CPI do Tráfico de Pessoas do Senado realiza nesta segunda (28), em Natal (RN), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, audiência pública para averiguar uma provável rota do crime no Nordeste. Assim como Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE), a capital potiguar está relacionada entre as cidades de origem do tráfico para fins de exploração sexual.

A presidente da CPI, senador Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), diz que a relação entre turismo sexual e tráfico é evidente na cidade, principalmente por ser uma das capitais na região que mais recebem turistas estrangeiros.

“Queremos contextualizar essa situação com as principais autoridades policiais, governamentais e entidades que atuam na área. Será um debate muito rico nesse sentido”, diz a presidente do colegiado.

O vice-presidente da CPI, Paulo Davim (PV-RN), segue na mesma linha. “Um professor me disse uma vez que a gente só pode combater uma patologia quando a conhece, trazendo essa analogia a temática para o tráfico das pessoas humana precisamos nos cercar do máximo de informações possíveis para que possamos enfrentá-la”, disse.

Dados do Ministério da Justiça revelam que todos os anos cerca de 60 mil brasileiros são levados do país à força. As vítimas no geral são jovens entre 15 e 25 anos enganados por aliciadores. Em 2002, a Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil (Pestraf) revelou a existência de 241 rotas no país para o tráfico transnacional e interestadual.

Com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin