Militante debate pelo país a revolução latino-americana que viu

Percorrer a América Latina atrás dos movimentos sociais revolucionários que avançam na região. Foi o que fez na última década o professor Gaby Fernandes. Com 23 anos de militância no PCdoB de Minas Gerais, Gaby, que é geógrafo, foi praticar seu internacionalismo buscando entender a realidade dos povos que despertaram e estão no processo de superação do neoliberalismo.

Suas andanças foram realizadas com muitas viagens, de todos os estilos: barco, ônibus, carona, moto, avião, pés, nado. O rico testemunho destas experiências, humanas e culturais, transformou-se no livro "Pela Carreteira do caribe até o Cara de Caracas" publicado no ano passado pela editora paulistana All Print.

Contos sobre as viagens

O livro, bem ao estilo latino do realismo fantástico de Gabriel Garcia Marques, é composto de quatro contos em que se condensam várias viagens do autor por muitos países da região, numa espécie de enredo on the road. Mineiro, apesar de ter nascido na capital paulista, o autor sempre ia anotando tudo que despertava atenção, palavras, cheiros, frutas, nomes e hábitos.

Desta experiência, formou uma etnografia sem compromisso científico, aventuras incríveis e perigos reais, como a passagem por um terremoto na Costa Rica, um quase naufrágio no Caribe, a escalada de um vulcão, um assassinato cometido a seu lado por sicários na Colômbia… afora as passeatas de milhões com Hugo Chávez na Venezuela, as lutas na Bolívia, na Nicarágua. Formou-se uma miríade de mágicas aventuras revolucionárias na América latina contemporânea.

Depois do livro publicado, o autor colocou de novo o pé na estrada. Desta vez para realizar um percorrido nacional pra lançar seu livro e discutir com diversos públicos a revolução latino-americana em curso.

Gaby já realizou dezenas de palestras nas mais diversas cidades do país. De Joaíma, no Jequitinhonha mineiro até no Mato Grosso do Sul, nas fronteiras do Brasil com a Bolívia. Os estados do Rio e de São Paulo também já foram percorridos.

O escritor realiza sempre uma palestra conduzindo uma discussão recheada com cerca de cem fotos, que foram tiradas pelo autor e que refletem a cultura, o meio ambiente e a política atual dos nossos países vizinhos.

As pessoas e entidades que quiserem recebê-lo para ouvir a palestra devem escrever para o email gabyfernandes09@gmail.com ou entrar em contato diretamente pelo Facebook procurando por seu nome inteiro (Gaby Claus Fernandes). Para adquirir a obra, você pode ir diretamente ao site da All Print e procurar pelo título.

Da redação