Trabalhadores rurais farão manifestação em Brasilia na quarta

Termina nesta segunda (28) a série de reuniões da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) com diversos ministros para discutir os itens da pauta de reivindicação do Grito da Terra Brasil deste ano.

 A expectativa é que na quarta-feira (30), dia da mobilização nacional do movimento, com a presença de dezenas de milhares de trabalhadores rurais em Brasília, o governo dê uma
resposta conjunta aos pleitos em debate desde a semana passada.

Segundo o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves, nesta segunda-feira a Contag tem uma última reunião com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, encarregados pela
presidenta Dilma Rousseff de comandar o processo de negociações.

Negociações avançadas

O Secretário da Contag disse que as negociações com os ministros avançaram bem em sua maioria, levando à espera de um posicionamento mais claro da presidenta. Enquanto no Ministério do Desenvolvimento Agrário as principais pendências são a atualização dos índices de produtividade e as metas de assentamentos para o ano, no Ministério do Trabalho e Emprego, o conflito entre as duas partes é maior.

A Contag está insatisfeita com a audiência com o ministro Brizola Neto. “Queremos um posicionamento mais firme do ministério”, disse em nota o secretário de Organização e Formação da Contag, Juraci Souto. Entre os principais pleitos estão políticas de proteção e formação de assalariados rurais, processos de sindicalização, além da maior participação do homem do campo.

José Wilson Gonçalves disse que trabalhadores rurais de todo o país começam a chegar a Brasília na terça-feira. “Se considerarmos que a resposta do governo foi satisfatória, vamos embora na quarta-feira à noite. Se não, podemos prorrogar nossa estada”.