Luta pela Implantação de Hospital Público Regional em Cruz Alta

A luta pela implantação de um Hospital Público Regional vem ganhando força no estado. Durante o “Encontros para o Desenvolvimento” do governo do estado realizado na última sexta-feira (25) na Casa de Cultura Justino Martins em Cruz Alta, a Vereadora Elisabeth Carvalho Zavaglia Silva, a Professora Bebeta do PCdoB explanou a uma extensa plateia, e com um olhar atento do Governador Tarso Genro, sobre a importância desta reivindicação para a região.

Cruz Alta - hospital - Divulgação

Segundo ela a implantação de um Hospital Público Regional, de média e alta complexidade, vai resolver os problemas causados pela dependência que os municípios têm em relação aos serviços prestados na Região Metropolitana e que sobrecarrega o sistema de saúde da capital e das macrorregiões, “a implantação de um hospital público regional será a garantia aos serviços descentralizados com acesso as tecnologias modernas e de ponta” disse ela.

Outro fator novo apresentado pela vereadora, foi o de que a implantação poderá ser no prédio onde funcionou o Hospital Nossa Senhora de Fátima, sendo que o mesmo já foi oferecido pelo atual proprietário no início deste ano, tanto para locação como venda, sendo necessária a sua reforma e o reequipamento, sob a gestão de uma Fundação Pública a ser instituída.

O Secretário Adjunto de Saúde, Elemar Sand, disse que o estado é apoiador da implantação de um Hospital Público na região e também auxilia e apóia os já existentes nas demandas necessárias.
Outro fator que vem fortalecer a luta pelo Hospital Público, foi que durante a Participação Popular e Cidadã, ocorrida na noite do dia 23, também na Casa de Cultura, nas pautas da região do Alto Jacuí, foi aprovada uma Moção de Apoio a Implantação de um Hospital Público Regional 100% SUS, 100% em rede com os hospitais de cada município da região e 100% humanizado.

De Cruz Alta,
Rodrigo da Luz de Jesus