Governo e Fifa anunciam tabela de jogos da Copa das Confederações

Em coletiva na manhã desta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o ex-jogador Bebeto, membro do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, apresentaram o calendário dos jogos da Copa das Confederações, prevista para acontecer em seis sedes: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Governo e Fifa anunciam tabela de jogos da Copa das Confederações - Ministério do Esporte

"O anúncio da tabela da Copa das Confederações é um êxito coletivo que vamos confirmar em novembro”, afirmou Aldo. Segundo o ministro, não há porque manifestar dúvidas sobre a realização da Copa das Confederações em seis sedes. “Para a Copa das Confederações, o prazo de entrega é em torno do fim de 2012. Nós estamos fazendo um esforço para integrar o controle e o acompanhamento. Tenho confiança na conclusão dessas obras”, ressaltou.

Valcke corroborou a postura do ministro. “O ministro foi muito claro. Existe um cronograma, a necessidade de cumprir esse cronograma e as cidades vão respeitá-lo”, disse. O secretário-geral ainda falou da vocação local da competição, que deverá receber menos turistas que os jogos da Copa do Mundo em 2014 e ser voltada mais ao torcedor brasileiro.

“O preço dos ingressos será mais barato do que os do Mundial, com jogos mais voltados para o brasileiro. Na Copa, teremos mais turistas estrangeiros”, destacou.

Prévia esportiva

Evento que serve de prévia esportiva e teste operacional para a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações, entre 15 e 30 de junho de 2013, já tem tabela, sedes e horários definidos. A venda de ingressos está prevista para meados de novembro. O sorteio final das chaves está previsto para 1º de dezembro, em São Paulo.

Com exceção da capital federal, que será palco somente da abertura, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador receberão três dos 16 jogos (confira tabela completa).

"As seis cidades que sediarão a Copa das Confederações não só serão portas de entrada para um grande espetáculo de futebol, como também mostrarão a grandeza do Brasil e a capacidade do país e do povo brasileiro de honrarem os seus compromissos", disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. "Estou confiante de que teremos um evento à altura do padrão que os brasileiros e o mundo todo esperam", disse.

Imagem e presenças

A imagem de divulgação da Copa das Confederações de 2013 traz uma estilização de um sabiá-laranjeira, uma das aves nativas da fauna brasileira. Desde 3 de outubro de 2002, o sabiá-laranjeira é considerado, por decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso, "o centro de interesse para as festividades do "Dia da Ave", como símbolo representativo da fauna ornitológica brasileira e considerada popularmente Ave Nacional do Brasil. É comum no Brasil e na América do Sul e identificado pela cor de ferrugem do ventre e pelo canto melodioso durante o período reprodutivo.

Também estiveram presentes ao evento os governadores do Ceará, Cid Gomes; de Pernambuco, Eduardo Campos; do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; da Bahia, Jaques Wagner, além do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e da secretária de Esportes do Rio de Janeiro, Márcia Lins.

De Brasília
Com informações do Ministério do Esporte