Docentes cubanos alfabetizam no Equador

O grupo de 55 docentes cubanos que conduziu a aplicação no Equador do método de alfabetização “Sim, eu posso”, criado na ilha, concluiu a primeira etapa deste programa.

Mais de 69 mil pessoas nas 13 das 24 províncias equatorianas aprenderam as letras sob a assessoria de Cuba, como parte da estratégia para a Educação Básica de Jovens e Adultos, impulsionada pelo governo da Revolução Cidadã liderado pelo presidente Rafael Correa.

Jorge Rodríguez, embaixador de Cuba neste país sul-americano, transmitiu aos educadores um reconhecimento por terem contribuído neste empenho solidário de levar a luz aos equatorianos com o ensino das letras.

Rodríguez recordou os vínculos históricos e de irmandade existentes entre ambos os países e assinalou que esta tarefa da alfabetização demonstra uma vez mais que os povos juntos podem atingir metas importantes.

Maria Esther Lemus, coordenadora da aplicação do “Sim, eu posso” pela parte equatoriana, significou as contribuições metodológicos do programa cubano aos alfabetizadores de seu país que participam em dois projetos educativos de similar propósito, Dores Cacuango e Manuela Sáenz.

O Equador tem o propósito de reduzir a dois por cento o índice de iletrados no território nacional, superior a seis por cento, como parte da estratégia governamental do Bom Viver, para o desenvolvimento humano de seus habitantes.

A especialista Roxana Solórzano ressaltou que a avaliação parcial do programa cubano a partir de 12 instrumentos metodológicos mostrou o alto impacto deste processo.

Ela assegurou que os participantes demonstraram nas provas as suas habilidades na leitura, escrita e nas operações básicas em matemáticas, além de evidenciar superação em sua autoestima, mudanças de hábitos nutricionais e uma maior inserção social.

Na despedida em Quito aos professores cubanos, apresentaram-se os cantores cubanos Vicente Feliú e Tony Ávila e como sua banda. Durante a solenidade informou-se que a segunda etapa do programa “Sim, eu posso” começará nos próximos meses para consolidar os conhecimentos e elevar o nível dos educandos.

Prensa Latina