85% das linhas de ônibus com integração a partir de hoje

 

#contraoaumento - Divulgação

A Integração de transportes urbanos em Teresina cumpre mais uma etapa a partir desta sexta(01), com a implantação de mais 23 linhas no sistema. Agora, serão 56 linhas integradas, com 304 ônibus, o que significa 85% das linhas da capital. A maior beneficiada será a zona Sul que foi pouco contemplada nas etapas anteriores.

A implantação de mais esta etapa se concretiza pelo resultado da reunião com a prefeitura de Teresina no período das manifestações #contraoaumento que aconteceram em fevereiro desde o fim do ano passado. Participaram da negociação o Elmano Férrer (PTB), gestores de órgãos municipais e representantes da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), UNE (União Nacional dos Estudantes), UBEs (União Brasileira dos Estudantes) regional e nacional e dos DCEs e de faculdades e das universidades públicas e a União da Juventude Socialista – UJS.

Para as entidades do movimento estudantil a integração ainda não satisfaz a totalidade da população e prometem buscar novas alternativas com a prefeitura de Teresina para melhorar o sistema.

A integração com o bilhete único obedece ao tempo limite de até duas horas para que o passageiro se beneficie no segundo trecho de sua viagem. É de 1h30, se a distância percorrida no primeiro trecho for de até oito quilômetros, e de duas horas se o percurso for acima de oito quilômetros. A referência é o centro da cidade. A integração também pode ser feita em qualquer parada de ônibus onde as linhas se cruzam.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) a expectativa é que 200 mil pessoas sejam beneficiadas mensalmente com a gratuidade da tarifa, no segundo trecho de viagem, para chegar a seu destino.

Serão mais cinco linhas na zona Norte, cinco no Centro, quatro na zona Sudeste e nove na zona Sul. "As pessoas estão percebendo a economia no bolso. A integração trouxe para os trabalhadores uma redução considerável de gastos e percebemos que a integração tem mudado a vida de muitas pessoas", disse a superintendente da Strans, Alzenir Porto.

Com a implantação dessa nova etapa, o sistema vai contar com 304 veículos, reduzindo o tempo de espera nos abrigos. Antes eram 190 ônibus.

O gerente de Planejamento da Strans, José Lopes, revela que serão instalados novos painéis explicativos em todos os abrigos que fazem parte do sistema de integração. "As pessoas que ainda tiverem alguma dúvida serão atendidas pelos nossos fiscais, que estarão nos abrigos para resolver qualquer tipo de problema. Além disso, a Strans está com o telefone 0800-086-3122 para que as pessoas recebam os esclarecimentos que acharem necessários", completa.

Lopes informa ainda que algumas linhas que fazem pequenas viagens vão permanecer sem a integração e a zona rural ainda não será atendida porque os carros não trabalham com a bilhetagem eletrônica.

Novas linhas da integração

Zona Leste

Vila Bandeirantes/Dom Severino
Planalto Uruguai/Avenida Jóquei Clube
Planalto Uruguai/São Cristóvão
Nova Theresina/São Cristóvão
Pedra Mole/Vila do Avião

Zona Norte

Primavera/Avenida Pinel
Mocambinho/Alto Alegre/Matadouro
Buenos Aires/Aeroporto
Santa Sofia/Avenida José dos Santos e Silva

Zona Sudeste

Redonda/Dirceu I/Miguel Rosa
Alto da Ressurreição/Redonda/Barão
São Paulo/Renascença I/ João XXIII

Zona Sul

Planalto/Bela Vista/Miguel Rosa
Sacy/Miguel Rosa
Santa Fé/Pedro Freitas
I.A.P.C./Cristo Rei
Lourival Parente/Morada Nova / Miguel Rosa
Três Andares/ Cidade Nova/Monte Castelo
Lourival Parente/Morada Nova/Shopping/São João
Cerâmica Cil/Miguel Rosa
Vila São Francisco/Promorar/Barão

Com informações do Portal Cidade Verde