Rio+20: inaugurado “Arboreto das Nações” em Brasília

Às vésperas da Rio+20, os deputados inauguraram em Brasília o “Arboreto das Nações”. A cerimônia para plantio de árvores típicas do cerrado brasileiro, no Parque Bosque dos Constituintes, próximo à Praça dos Três Poderes, nesta quinta-feira (31), foi idealizado pela presidenta da Comissão de Relações Exteriores, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

Rio+20: inaugurado “Arboreto das Nações” em Brasília - Agência Câmara

Ela explicou que o objetivo do "Arboreto das Nações" é representar a união dos povos em prol de um planeta sustentável. “A discussão sobre sustentabilidade e meio ambiente deve ser feita pela nossa Comissão e também por todos os que se preocupam com o futuro do planeta”, destacou a deputada.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), parlamentares e mais de 70 diplomatas de países estrangeiros. O evento promoveu o plantio de 70 tipos diferentes de árvores pelos representantes diplomáticos presentes ao evento.

A deputada Perpétua Almeida enfatizou ainda a simbologia da parceria com as embaixadas: “Esta ação demonstra a disposição para o debate sobre a construção de um mundo sustentável que será realizado na Rio+20” lembrou a deputada Perpétua.

O plantio faz parte do conjunto de ações que estão sendo promovidas pela Câmara dos Deputados, em sintonia com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

A Comissão de Relações Exteriores montará um gabinete no evento para receber as representações diplomáticas e também os Grupos de Amizade entre o Brasil e os países participantes do encontro das Nações Unidas para discutir a sustentabilidade.

Durante a solenidade, o Presidente da Câmara, o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli, e a Presidenta da Comissão de Relações Exteriores assinaram decreto ampliando a área do Parque dos Constituintes e a adesão da Câmara dos Deputados ao Programa “Brasília Cidade Parque”, do GDF, que visa à implantação e revitalização dos parques e unidades de conservação da cidade.

Com informações da Ass. Com. Rel. Exteriores