Docentes da UFRN votarão indicativo de greve do PROIFES-Federação

 

Com o objetivo de analisar e deliberar sobre a reestruturação da Carreira Docente, o ADURN-Sindicato realiza nesta quarta-feira, 6 de junho, uma Assembleia Geral Extraordinaria. Os docentes votarão, também, pela realização de um plebiscito no próximo dia 12 de junho, para decidir sobre o indicativo de greve do PROIFES-Federação para o dia 15 de junho.

Para o presidente do ADURN-Sindicato, João Bosco Araújo, a Assembleia, que acontece no auditório do Centro de Educação, às 15h, “se apresenta como um espaço legítimo, democrático e representativo para que a categoria discuta a reestruturação da Carreira e se posicione diante dos acontecimentos”.

Segundo o dirigente, entre os principais pontos de reivindicação, estão a equiparação salarial das carreiras do Magistério Superior (MS) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) com a de Ciência e Tecnologia e a retomada das negociações com o Governo.

“Ontem, em reunião com o PROIFES-Federação, o MEC anunciou a retomada do GT Carreira e se posicionou a favor do alinhamento das carreiras docentes com a de Ciência e Tecnologia. Uma decisão considerada uma vitória do ADURN-Sindicato e do PROIFES-Federação, que têm apostado no processo de negociação como forma de garantia para novas conquistas dos Docentes. Portanto, defenderemos na Assembleia a aposta na continuidade das negociações”, defendeu Bosco.

Durante todo o processo de negociação, os dirigentes do PROIFES tem defendido que a negociação deverá, até o último momento, pautar as ações da entidade e dos sindicatos federados. “As Diretorias destas entidades têm apostado na negociação e mobilizado suas forças para destravar esta roda de negociação e avançar nas conquistas das demandas da categoria”.

Mesmo com a aceitação da equiparação com C&T, João Bosco Araújo mostra que há vários pontos em que é preciso avançar nas mesas de negociação como a redução da extensão da Carreira, com redução do número de níveis em cada classe; correção de distorções ocorridas quando da criação da classe de associado; e exigências para alcançar a última classe da Carreira.

Esta pauta, segundo o diretor de Política Sindical do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, “tem sido defendida e discutida no GT de Carreira”.

“O cumprimento do acordo de um aumento de 4%, a partir de março, com a incorporação de gratificações, além da sinalização do governo ontem em retomar o debate para consolidação da Carreira e a equiparação, foi fruto de intensas ações do ADURN-Sindicato e do PROIFES-Federação, solidificando a tese de que uma entidade que negocia exaustivamente tem o reconhecimento de sua importância por parte dos agentes políticos envolvidos no processo de negociação”, ressaltou Wellington Duarte.