Che, 84 anos!

Ernesto Che Guevara teria completado 84 anos neste 14 de junho. O companheiro de Fidel Castro e ícone a Revolução Cubana e da rebeldia da juventude nasceu em 14 de junho de 1928 na cidade argentina de Rosário (província de Santa Fé).

Che

Ernesto Guevara Sierna, o Che, foi um dos mais destacados fundadores da mais longa tentativa de conquista do socialismo nas Américas, e teve atuação importante no governo da Ilha nos primeiros anos da revolução. Inquieto e abnegado, abandonou os postos oficiais para colocar-se à frente da luta guerrilheira em outros países. Dirigiu grupos guerrilheiros no Congo e depois na Bolívia, onde foi capturado por tropas do Exército boliviano e assassinado, em 9de outubro de 1967.

Para homenagear seu aniversário, Prosa Poesia e Arte toma emprestada o baião Soy loco por ti América, de 1967. Caetano Veloso, que preparava seu primeiro LP, ouviu no rádio a njotícia da morte de Che e logo entrou em contato com José Carlos Capinan e Gilberto Gil que fizeram a letra e a música deste autêntico baião latino -americano, em homenagem ao herói que tombou na luta.

A música