Comunistas preparam participação na Cúpula dos Povos

Começou nesta sexta-feira (15) a Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil paralelo à Rio+20. O encontro deve receber cerca de 15 mil participantes, brasileiros e estrangeiros, até o dia 23 de junho, em mais de 600 eventos espalhados pelo Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade. Comunistas de todo o país não só marcam presença nas atividades, como integram a organização de várias delas.

Com o objetivo de se preparar para as ações políticas que ocorrerão no âmbito da Rio+20 e da Cúpula dos Povos, a militância do PCdoB se reunirá neste sábado (16), na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, às 10h.

Atividade de destaque na agenda comunista é a Marcha Global da Cúpula dos Povos, na próxima quarta (20), a partir das 15h30. A concentração acontecerá na esquina das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco e da Rua da Alfândega (a Candelária estará interditada em função de ser passagem de autoridades). No final da Marcha, será realizado um ato na Cinelândia. Os detalhes da contribuição do PCdoB nesse e em muitos outros atos serão acertados na reunião do sábado.

Organizada por cerca de 200 organizações da sociedade civil, como os movimentos indígenas, os de mulheres, os de negros e os de juventude do mundo inteiro, a Cúpula pretende denunciar as causas da crise socioambiental e suas falsas soluções, além de se contrapor ao conceito de economia verde, defendido na conferência da ONU que reunirá chefes de Estado no Riocentro.

Com o tema Na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, serão promovidos nos próximos dias debates, assembleias, shows e manifestações.