Ex-ministro Carlos Lupi é denunciado pelo MPF por improbidade

O Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) apresentou, nesta sexta-feira (15), ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi (PDT).

A ação inclui, ainda, o ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego, Ezequiel Sousa do Nascimento, o ex-assessor de gabinete de Lupi, Weverton Rocha Marques de Sousa, e Adair Meira, responsável por organizações não governamentais beneficiadas por convênios com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Caso sejam condenados, os acusados podem perder os direitos políticos, ficar impedidos de contratar com o poder público e de receber benefícios e incentivos fiscais, além de pagar multa.
A ação foi originada a partir de uma reportagem que informava que Lupi teria sido transportado, em viagem oficial para o Maranhão, por um avião fornecido por Adair Meira.

A investigação do MPF-DF comprovou que o aluguel da aeronave custou R$ 30 mil, pagos pela entidade sem fins lucrativos Centro de Estudos e Promoção Social (Cepros), mediante cheques assinados por Meira.

Essa entidade possui o mesmo cadastro de outra entidade da qual Adair é responsável e que posteriormente firmou convênio com o MTE. O MPF-DF também pediu informações ao partido do então ministro, PDT, que declarou não ter custeado as despesas do aluguel do avião, discordando do que os envolvidos declararam anteriormente na mídia e ao Ministério Público.

Fonte: Portal Terra