Secopa e Secom reúnem jornalistas para discutir a Copa

A Secretaria da Copa (Secopa) e a Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo da Bahia reuniram a imprensa, nessa sexta-feira (15/6), para fazer um balanço do andamento dos trabalhos de construção da Nova Arena Fonte Nova e anunciar novidades. Mais de 60 profissionais de diversos veículos estiveram presentes.

Entre os anúncios, feitos pelo secretário Ney Campelo (PCdoB), da Secopa, está a garantia de que a seleção brasileira jogará em Salvador durante as partidas da Copa das Confederações, evento que antecede a Copa de 2014 e que acontece em 2013. Uma média de 16 seleções deverá passar pela capital baiana no ano que vem e, além do Brasil, outras três delas devem ser de equipes de destaque.

Campelo falou, também em primeira mão, que o Governo, em parceria com a Universidade estadual da Bahia (UNEB), vai oferecer aos profissionais de imprensa e ex-atletas cursos gratuitos relacionados à Copa, como ensino de idioma e turismo, por exemplo. As inscrições devem ser feitas de 3 a 25 de julho e as aulas terão início no dia 28.

O secretário justificou o empenho da Secopa em preparar e estar em contato com os jornalistas dizendo que eles precisam ter uma visão ampliada dos trabalhos realizados e da dinâmica do maior evento de futebol do mundo. “Eu comparo a Copa a um filme, não a uma fotografia. Mas um filme é uma sequência de fotos, então, a fotografia de hoje é boa. Vamos fazer dois gols de placa: ganhar a Copa e ganhar com a Copa”.

Robinson Almeida, o secretário da Secom, também fez revelações durante o evento. Entre elas, anunciou que Salvador está na disputa para ser a sede do sorteio dos jogo da Copa de 2014. “Especialistas garantem que, assim como a abertura, esse evento atrai e, antes mesmo de dezembro, nós já tenhamos finalizado a Arena”, defendeu. Além disso, Almeida ainda contou que a construção da Linha 2 do metrô, que deverá ser um reforço para a mobilidade na capital, está prestes a ir para a consulta pública.

Além de Ney Campelo e Robinson Almeida, participou do encontro, também, o presidente do Consórcio Fonte Nova Negócios e Participações, Dênio Cidreira, que reafirmou a previsão de Salvador ser uma das primeiras cidades-sede a concluir as obras para a Copa. “O jeito baiano é o nosso diferencial, que é até reconhecido no mundo”, conclui Cidreira, ao fim do encontro.

De Salvador,
Erikson Walla