Unilab realiza missão em Moçambique

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) realiza uma nova missão a Moçambique. Até o dia 29 de junho, um grupo de professores e técnicos-administrativos, sob a coordenação do reitor Paulo Speller, vai cumprir uma extensa agenda de trabalho que inclui participação em congresso, reuniões e visitas.

A programação começou nesta segunda-feira (18) com a presença no XXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que nesta edição tem como tema: “Ensino Superior e Investigação Científica no Espaço da CPLP”.

Durante a missão, o grupo também vai participar de uma agenda organizada pela Embaixada do Brasil em Moçambique. Entre as atividades estão programadas reuniões com o Diretor do Centro Cultural do Brasil, em Maputo; com ministro conselheiro responsável pela Embaixada do Brasil, em Maputo, Nei Futuro Bittencourt, e com o primeiro secretário João Marcelo Montenegro Pires. Além de visitas à Universidade do Lúrio e Universidade Politécnica de Moçambique. O reitor da Unilab, Paulo Speller, também vai se reunir com professores e reitores de outras instituições públicas de ensino superior, com quem deve firmar alguns convênios.

No dia 22 de junho, Paulo Speller é um dos conferencistas de um encontro de lideranças universitárias promovido pela Associação das Universidades da Região do Sul da África (SARUA), que discute a internacionalização do ensino superior.

Até o dia 22 de junho, também será realizada a 3ª Missão Internacional de 2012 do Programa ECOSS – Educação e Cooperação Sul-Sul – e a 1ª Missão Internacional em Moçambique. A missão tem o objetivo de promover articulações de cooperação internacional e solidária no campo da Educação de Jovens e Adultos, no contexto do sistema educativo e ações da sociedade civil. Serão realizados vários encontros em universidades e centros educacionais.

A missão prossegue até o dia 29 de junho com uma agenda específica da Área de Desenvolvimento Rural da Unilab. Já estão planejadas reuniões com representantes do Ministério da Pesca e Agricultura de Moçambique; Instituto Nacional de Desenvolvimento da Aquacultura (Inaqua); Organização das Nações Unidas para Agricultura (FAO) e Universidade Universidade Zambeze. Um dos assuntos a serem discutidos é a implantação do primeiro curso de Mestrado da Unilab, realizado em parceria da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em Aquicultura. A pós-graduação é direcionada a pesquisadores dos países da CPLP, especialmente os da África, e será realizada em Moçambique e no Brasil.

Fonte: Unilab