Rio+20 é o maior evento já realizado pela ONU, diz porta-voz

Com um público quase três vezes maior do que a Rio92, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, já é o maior evento da história da organização multilateral. Durante os dez dias do encontro, que termina nesta sexta-feira (22) no Riocentro, zona oeste da capital fluminense, cerca de 45,4 mil pessoas foram credenciadas, segundo informou a porta-voz da conferência, Pragati Pascale.

Ela destacou que, desse total, quase 11 mil foram emitidos para delegações de diversos países, aproximadamente 10 mil para organizações não governamentais e representantes da sociedade civil, mais de 4 mil para profissionais da imprensa e 4,3 mil para contingente de segurança.

Ainda segundo Pragati Pascale, mais de 50 milhões de pessoas acessaram o site da conferência. Somente no twitter em inglês, a hashtag Rio+20 apareceu mais de 1 bilhão de vezes e a plataforma brasileira sobre o evento teve mais de 1 milhão de acessos.

“Isso indica a mobilização positiva que o evento gerou, que já produziu uma enorme quantidade de ações para o desenvolvimento sustentável", disse.

A porta-voz da ONU adiantou que, ao longo do evento, foram feitos quase 700 compromissos voluntários “incluindo o assumido por várias entidades de investir US$ 175 bilhões em transporte sustentável e mais de US$ 50 bilhões no Programa Energia para Todos”.

O chefe de comunicação da divisão de desenvolvimento sustentável da ONU, Nikhil Chandavarkar, acrescentou que os números de participação do evento indicam uma maior conscientização popular sobre o desenvolvimento sustentável.

“A maioria dos participantes foi da sociedade civil e essa abertura foi reforçada pelos Diálogos Sustentáveis, que atraíram aproximadamente 2 mil pessoas que não estavam credenciadas e também foram admitidas. Nem Rio92, nem Copenhagen foi desse tamanho”, avaliou.

Os Diálogos Sustentáveis, propostos pelo governo brasileiro, foram encontros, durante a Rio+20, entre representantes de organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais e integrantes da sociedade civil que serviram para definir 30 sugestões ao documento final da conferência. Todas as recomendações foram encaminhadas aos líderes políticos.

Fonte: Agência Brasil