Quatro dias para o bolero em Havana

Um colóquio sobre o bolero no Caribe inaugurou nesta sexta-feira (21) em Havana o Festival do gênero, que comemorará também os 90 anos do compositor cubano César Portillo da Luz.

Luís Represas, cantor português

O encontro teórico aprofundará as influências desta música na região, desde a colaboração do falecido musicólogo cubano Argeliers León (1918-1991).

Boleristas e agrupamentos de 14 países animam o encontro, que terá os teatros Mella e América como principais palcos para as galas noturnas, as mais esperadas pelo público.

Entre os presentes, estará o compositor e intérprete português Luis Represas, uma das vozes mais destacadas dessa nação europeia.

Outras figuras como a cantora colombiana Anabella, premiada na mais recente edição do Festival chileno de Viña del Mar, dão realce ao Encontro.

América Latina se faz presente com expoentes do Chile, Panamá, Costa Rica, Peru, Porto Rico. Entre os de maior representação encontram-se artistas da Colômbia, México, Venezuela e Equador.

Também cantores de outros pontos do planeta como Espanha, Japão e Rússia.

O 24º Festival Internacional Boleros de Ouro, qorganizado pela União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba, tem como um de seus objetivos aproximar os jovens e resgatar o gênero, autóctone da ilha e com forte penetração em países como México, Colômbia e Porto Rico.

Com informações da Prensa Latina