Festa de São Pedro dos Pescadores começa nesta terça (26)

A festa é registrada como patrimônio imaterial de Fortaleza.

A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) realiza entre os dias 26 e 29 de junho, a festa de São Pedro dos Pescadores, fechando o ciclo junino com quermesses, apresentações de quadrilhas e shows musicais no calçadão da Avenida Beira Mar, Praia do Mucuripe, em frente à Igrejinha de São Pedro.

A tradicional procissão marítima de jangadas é o ponto alto das comemorações, no dia 29, quando a imagem do santo protetor dos pescadores é levada sobre um andor para alto mar, após a missa campal. A Festa de São Pedro é registrada como patrimônio imaterial de Fortaleza, junto com a pesca artesanal e a área poligonal do Mucuripe.

Primeiro bem imaterial de Fortaleza

A Festa de São Pedro, a igrejinha homônima e seu entorno representam, juntos, o primeiro bem imaterial de Fortaleza. O registro, proposto e legitimado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), com base na Lei Nº 9.347/2008, reconhece e protege a vivência coletiva do trabalho, a religiosidade, o entretenimento, as artes e diversas outras práticas sócio-culturais intangíveis e de valor inestimável. Essas expressões são preservadas e protegidas em respeito aos antepassados e gerações futuras, fortalecendo o sentimento de pertencimento de um povo ao seu lugar.

A Festa de São Pedro dos Pescadores se repete espontaneamente desde 1932, graças à fé e à tradição da comunidade pesqueira, que celebra a fartura vinda do mar no Dia de São Pedro, protetor dos pescadores.

Serviço

Festa de São Pedro dos Pescadores

Local: Calçadão da Avenida Beira Mar – Praia do Mucuripe, em frente à Igrejinha de São Pedro.
Período: 26 a 29 de junho

Programação

Fonte: Secultfor