Ministra se encontra com Lula para discutir Memorial em S. Paulo

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, se encontrou na terça-feira (26) com o ex-presidente Lula para tratar sobre o projeto de construção do Memorial da Democracia, no bairro da Luz, em São Paulo, que vai contar a história das lutas democráticas no Brasil e abrigará o acervo do ex-presidente.


 Marisa, mulher do ex-presidente Lula, ao seu lado, o cantor Rappin Hood e a ministra de Cultura, Ana de Hollanda, em SP para discutir Memorial da Democracia / Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O custo total do projeto pode chegar a R$ 100 milhões, segundo divulgou os jornais da grande mídia hegemônica nesta quarta-feira (27). Para conseguir esse montante, Ana de Hollanda lembrou que, como todo projeto cultural no país, o museu também poderá recorrer a Lei Rouanet, que baseia-se em um mecanismo de renúncia fiscal, permitindo que empresas interessadas em apoiar projetos culturais deduzam as doações do Imposto de Renda para os mesmos.

Ana de Hollanda disse que já se reuniu com o ex-ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), assessor de Lula, e garantiu apoio na construção do memorial. "Abri todas as possibilidades institucionais possíveis", disse. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia do ministério, também poderá para organizar o acervo e as exposições do futuro memorial.

Os projetos só recebem benefício fiscal se forem aprovados pelo ministério. Segundo a ministra, o pedido do ex-presidente "será analisado como qualquer outro".

Após as declarações da ministra, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, disse que estuda recorrer ao benefício. "Ainda vamos debater como levantar os recursos para construir o museu. Certamente, lá na frente pode pintar essa possibilidade", disse ele, que reforçou que o museu será "suprapartidário". Lula não quis comentar o projeto.

Com informações da Folha de S.Paulo