Aldo Rebelo apoia projeto de biodiesel para a Copa do Mundo

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu nesta quarta-feira (27) representantes do setor de biodiesel, que pediram apoio para o projeto de transformar a frota de ônibus movida com o combustível em transporte oficial da Copa do Mundo.

A ideia é estender para todas as cidades-sede a experiência de Curitiba, que já utiliza no transporte público 60 veículos biarticulados e vai adotar, a partir de agosto, o chamado “hibribus”, que opera com um motor elétrico e outro movido a biocombustível.

Aldo Rebelo conversou com o presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Battistella, o vice-presidente da entidade, Adilton Sachetti, o conselheiro Alberto de Souza e o deputado federal Jerônimo Göergen (PP/RS), presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel. Eles defenderam a importância da produção e do uso do combustível para a redução de gases poluentes e informaram que o setor emprega cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo o país.

Rio+20

O hibribus foi lançado oficialmente durante a Rio+20 e, segundo, Battistella, poderia circular já nas cidades-sede da Copa das Confederações, em 2013. “O veículo reduz em 90% as emissões de poluentes, quando comparado aos motores convencionais. Como transporte oficial da Copa, seria um legado importantíssimo para os próximos mundiais e para os Jogos Olímpicos Rio 2016”, argumentou.

O ministro elogiou o projeto e prometeu apresentá-lo a estados e municípios: “A Copa do Mundo nos impõe dar um passo à frente. O governo federal vai apoiar as iniciativas que valorizem o produto nacional e garantam a sustentabilidade”.

Fonte: Ministério do Esporte