Bancos britânicos sob investigação por manipulação de dados

O escândalo da manipulação da taxa Libor pelo banco britânico Barclays ameaça estender-se a outras instituições do Reino Unido, numa conjuntura que atenta contra a credibilidade do sistema financeiro nacional.

A referida entidade foi sancionada com uma multa de US$ 453 milhões pelo uso indevido do tipo interbancário Libor (London Interbank Lending Rate), numa tentativa de obter maiores benefícios.

A atuação ilícita levou à renúncia nesta segunda-feira (2) do presidente de Barclays, Marcus Angius, que também abandonou a função de presidente que desempenhava na Associação Bancária Britânica.

O mencionado indicador é utilizado em todo o mundo como referência para definir preços de um total de US$ 350 trilhões em derivados e outros produtos financeiros, daí a importância de sua correta utilização.

As indagações apontam à possibilidade de que haja mas instituições envolvidas, entre as quais se menciona o Royal Bank of Scotland, do qual o Estado tem 84% das ações.

Nas investigações, os especialistas detectaram mensagens de correio eletrônico nas quais ficou exposto que os operadores e os encarregados de reportar as taxas diariamente trabalharam em conjunto para que os números coincidissem com os objetivos dos bancos.

Fonte: Prensa Latina