Missão da ONU na Síria continuará trabalho

O general Robert Mood, Chefe da Missão das Nações Unidas para a supervisão na Síria (UNSMIS), disse nesta quinta (5) que sua equipe continuará o trabalho para encontrar caminhos favoráveis ao diálogo político e a solução pacífica à crise.

O militar abordou, durante uma coletiva de imprensa, várias medidas encaminhadas a conseguir consolidar seu trabalho em oito áreas do país, quando restabelecerem seu gerenciamento nos próximos dias, após suspensão no dia 15 de junho, por causa da escalada da violência que punha em perigo seus membros.

"Vamos reforçar a presença em algumas regiões para atingir a flexibilidade necessária e trabalhar com eficácia na facilitação do diálogo político e do projeto de estabilidade".

Ele agregou que serão reposicionadas equipes e a infraestrutura, nas áreas de Idleb e Tartous, para ter mais presença no local, o que não afeta a tarefa atual da missão ou o total do pessoal instalado, indicou.

Sobre a continuidade dos trabalhos do grupo de observadores internacionais, cujo mandato conclui-se no final de julho, Mood assegurou que qualquer que seja a decisão do Conselho de Segurança da ONU, a comunidade internacional tem uma responsabilidade moral e política com o povo sírio.

O militar pontuou que sua equipe trabalhará para apoiar a adoção das medidas necessárias para consolidar o diálogo político.

Fonte: Prensa Latina