Convênios para Brasília receber a Copa com segurança

 A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) acaba de firmar o segundo convênio com o Ministério do Turismo (MTur) para investimentos na Copa do Mundo de 2014.

Desta vez, a parceria é para a capacitação dos profissionais que atuarão na segurança dos turistas que virão para a cidade durante os sete jogos programados para o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. No pacote, estão inclusos os policiais Militares e Civis, além do Corpo de Bombeiros.

De acordo com projeção da Fundação Getúlio Vargas, Brasília receberá 402 mil brasileiros e 206 mil estrangeiros durante a Copa de 2014. A intenção do programa é sensibilizar a área de Segurança, cujos efetivos também servirão como agentes de informações turísticas durante os megaeventos. Diante da sinalização do MTur, a Setur-DF prepara uma licitação para selecionar a empresa que fará a capacitação.

Esta é a primeira parte de um programa que será estendido às doze cidades-sedes da Copa. Além do DF, Minas Gerais e Pernambuco estão entre as regiões pioneiras. Segundo o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota, a intenção é que estas ações se somem ao Pronatec Copa para levar qualificação a todas as áreas envolvidas no setor de Turismo.

A preparação da área de segurança está inclusa no planejamento estratégico da Setur-DF como destaque da pasta de capacitação. Desde o ano passado, o órgão retomou um convênio com o Quinto Batalhão de Polícia Militar do DF para a formação de agentes para o Grupo Especializado em Policiamento Turístico (GEPTur). Até o momento, mais de 120 militares já foram formados em um curso de, aproximadamente, 120 horas/aula. A intenção é abrir 100 novas vagas ainda em 2012. Até a Copa do Mundo, o curso deve alcançar 300 homens preparados para lidar com as demandas do setor.

Brasília na Copa do Mundo

Outro convênio firmado entre a Setur-DF e o MTur prevê investimentos na infraestrutura da cidade. No final de junho, o ministério empenhou um orçamento direcionado para a confecção de novas placas de sinalização turística e interpretativa. A ideia é atualizar as informações e traduzi-las para o inglês e o espanhol. Na prática, o turista nacional e internacional terá mais facilidade para se localizar e entender o contexto histórico e arquitetônico de cada monumento da cidade.

No mesmo projeto, está prevista a revisão no acesso de pessoas com deficiência física, auditiva e visual aos atrativos da cidade. A partir de um estudo da Setur-DF, serão realizadas obras de nivelamento do solo, construção de rampas, placas táteis e outras ações que democratizem o uso dos espaços inseridos no contexto do turismo.

Na área de atendimento, a verba empenhada abarca também a compra de duas vans que funcionarão como Centros Móveis de Atendimento ao Turista (CAT’s). Os veículos serão distribuídos entre os pontos de maior concentração de pessoas nos grandes eventos.