Irã controla Golfo Pérsico, diz chefe militar do país

O Irã controla o Golfo Pérsico e o Estreito de Ormuz, assegurou neste sábado (14) o contra-almirante Ali Fadavi, chefe da Armada do Corpo de Guardiães da República Islâmica (CGRI).

A eclosão de um conflito nas águas do Golfo Pérsico indicará a estupidez das tropas ocidentais, disse o militar, que considerou que os que Estados Unidos recorrem às sanções econômicas contra seu país porque foi dissuadido de empreender ações militares.

Em uma comunicação às forças sob seu comando, Fadavi sublinhou que o conhecimento estadunidense das capacidades militares iranianas é pobre e não existem dúvidas de que o país modernizou e incrementou enormemente sua capacidade de lançar foguetes.

O CGRI é uma força militar paralela às tropas regulares e conta com sua própria infantaria, aviação, marinha e artilharia reativa de curto, médio e longo alcance.

Se a arrogância global fosse capaz de conseguir seus sinistros objetivos através do militarismo, já teriam feito, sublinhou o contra-almirante, que aludiu ao que qualificou de experiências estadunidenses desagradáveis no Iraque e Afeganistão e as mais recentes agressões do exército israelense contra o Líbano.

Os dirigentes iranianos empregam a expressão “arrogância global” para referir-se aos Estados Unidos e às demais potências ocidentais.

As opiniões do contra-almirante aludem à tensão militar na área, depois da chegada ao Golfo Pérsico de unidades navais estadunidenses e o acantonamento de suas tropas em países árabes às margens do Golfo.

Em 1º de julho último, entrou em vigor um conjunto de sanções econômicas e financeiras decretadas por Washington e seus aliados da União Europeia (UE) contra a República Islâmica por sua persistência no direito ao desenvolvimento da tecnologia nuclear com fins pacíficos.

Os Estados Unidos e a UE asseguram que Teerã pretende dotar-se de armas nucleares, apesar de que os dirigentes iranianos afirmam que semelhante propósito é contrário aos enssinamentos do Islã, a religião que dá fundamento jurídico e institucional ao país.

Com informações da Prensa Latina