Integrante do CBV participa de buscas no Araguaia

Diva Santana, vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, que faz parte do Comitê Baiano Pela Verdade (CBV), está no Araguaia, na região sul do Pará, participando do trabalho de busca pelos restos mortais dos participantes da Guerrilha do Araguaia, que aconteceu nos anos 70. A baiana faz parte da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

Diva afirma que o trabalho é realizado em uma área muito grande – cerca de 7 mil quilômetros quadrados, entre o sul do Pará e norte do Tocantins, margeando o rio Araguaia – e é baseado em informações de colaboradores da região. “São pessoas amigas dos guerrilheiros e ex-guias dos militares que nos ajudam. É um trabalho lento, são 40 anos de distância do fato para localizar os corpos”, disse a irmã de Dinaelza Santana Coqueiro e cunhada de Vandick Coqueiro, desaparecidos durante a guerrilha.

“São informações que precisam ser cruzadas. Isso demora um pouco. Quando são encontrados, os restos mortais já estão bastante estragados. Por conta disso, os exames de DNA com as famílias para que sejam reconhecidos acabam sendo mais lentos.” Em relação ao trabalho de reconhecimento, Diva disse que é preciso encontrar uma forma de agilizar a realização dos exames de DNA, de aperfeiçoar os serviços das áreas técnica e científica.

Além da dificuldade em realizar os exames de DNA, Diva Santana afirma que os trabalhos só podem ser realizados nos meses de junho a novembro por conta das chuvas que ocorrem nos outros meses. Esse é mais um motivo da demora das buscas pelos restos mortais dos guerrilheiros do Araguaia, que vem sendo realizado desde 2009.

As expedições à região onde ocorreu a Guerrilha do Araguaia são realizadas pelo Grupo de Trabalho Araguaia (GTA), composto pelos ministérios da Justiça e da Defesa, além da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Até o momento, de um total de 62 pessoas desaparecidas durante a guerrilha, apenas dois corpos foram identificados e sepultados na década de 90.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro