Patrus: Por uma BH onde todos tenham as mesmas oportunidades

Sou candidato a prefeito de Belo Horizonte por uma segunda vez. Da primeira vez (entre 1993 e 1996), nosso mandato representou um momento de grandes transformações na cidade. Nossa candidatura resgata um pouco dessa história e quer ir além. Queremos promover outro momento de mudanças, incorporando as nossas novas demandas e novos desejos, mas reafirmando os mesmos princípios que vêm nos orientando em nosso compromisso com BH, com Minas e com o Brasil.

Por Patrus Ananias*, em seu blog

Nossa proposta para a cidade se assenta em três princípios fundamentais para uma boa administração. A primeira delas é o princípio da ética, em sua tradução mais alargada e ampla na política. A ética em defesa da vida, orientando as prioridades nas políticas; a ética na defesa e no zelo da coisa pública. Essa postura é fundamental para garantir a eficiência e a eficácia dos programas e políticas. O muito vem do pouco, isso aprendemos na vida. Cada centavo é importante na soma final para viabilizar os projetos. Além disso, a ética cria um clima de confiança e solidariedade na equipe de governo e também na população, que se sente mobilizada para participar, sabendo que faz parte, de fato, de um projeto coletivo. Para isso, todas as contas da prefeitura devem ser abertas e transparentes, acessíveis a cada cidadão e cidadã que queira saber onde cada recurso é aplicado e que resultado produz.

Junto à ética, o segundo princípio é a democracia. Não há nenhuma dúvida de que uma administração ética e com a participação do povo é a melhor fórmula para a boa gestão das políticas públicas. Tivemos a oportunidade de confirmar isso quando fui prefeito e também quando fui ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, nos dois governos Lula. A participação popular é o grande aliado para direcionar melhor as ações de governo. Foi assim no Orçamento Participativo, uma experiência que hoje pede para ser aprofundada e ampliada para outras instâncias de decisão. Fundamental também ouvir a opinião de técnicos e usuários dos serviços públicos, em conferências e conselhos, para aperfeiçoar as políticas.

Esses dois pontos fortalecem o terceiro princípio que é o propósito da administração pública: a vida das pessoas em primeiro lugar. A estrutura burocrática deve estar a serviço das pessoas e não pode ser um entrave para que as coisas aconteçam. Digo com frequência: a pior burocracia é a do coração, da mente; é quando a pessoa que toma decisões dissocia os papéis de seus destinatários e esquece que na ponta há pessoas esperando. As ações da administração podem mudar vidas, abrir possibilidades ou, na outra ponta, condenar pessoas a uma subvida. Temos de alimentar o sentimento de que é preciso fazer e travar a batalha pela desburocratização das almas.

Com base nesses princípios, queremos uma BH para todos e todas. Potencializar as vocações da cidade, promover um desenvolvimento sustentado, integrado. Um desenvolvimento que se traduza em melhorias econômicas, ambientais, culturais, sociais. Queremos uma cidade alegre, orgulhosa de si, de suas capacidades, que seja acolhedora e fraterna. Uma cidade onde todos e todas tenham as mesmas oportunidades e condições de melhorar a vida.

* Patrus Ananias foi  prefeito da capital mineira entre 1993-1996 e esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2004-2010)