Haddad critica provocação tucana: “Faremos uma campanha limpa”

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, comentou nesta quinta-feira (19) o protesto forjado por militantes do PSDB durante caminhada de sua campanha no Brás (região central da capital).

Dois dos quatro manifestantes que o abordaram cobrando intervenção para solucionar a paralisação de professores das universidades federais, em greve há dois meses, foram identificados como integrantes do PSDB: Marcos Saraiva, que se apresenta como "conselheiro político da juventude estadual tucana", e Victor Ferreira, secretário da juventude do partido na capital paulista.

Haddad disse ter sido alertado sobre a possibilidade de ser alvo de ações baixas de adversários. "No que me diz respeito, vou procurar fazer uma campanha limpíssima, sem nenhum tipo de provocação. Já tinha sido alertado de que esse tipo de coisa podia acontecer", declarou Haddad após uma caminhada no bairro de Perus (zona norte).

Mencionando o fato de já ter sido militante estudantil – presidiu o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, nos anos 80 –, Haddad disse respeitar "qualquer tipo de manifestação espontânea das pessoas". Ele enfatizou no tom de voz a palavra "espontânea".

"Quem sai à rua, como eu saio, quer ouvir a sociedade, mas espontaneamente. Assim como não quero ninguém organizado para elogiar, não considero adequado nossos adversários se organizarem para criar embaraços artificiais. Da nossa parte, vamos procurar manter um alto nível de campanha, sem esse tipo de expediente que nem serve à democracia", afirmou.

Haddad manifestou receio de que militantes possam entrar em confronto ao se deparar com manifestações de adversários. "Esse tipo de orquestração pode gerar inclusive incidentes desnecessários."

O PT divulgou uma nota, assinada pelo presidente municipal do partido e coordenador da campanha de Haddad, Antonio Donato, criticando a ação dos tucanos que participaram do protesto.

"Usando de um expediente tipicamente fascista, quatro jovens tucanos passaram-se por estudantes para protestar contra a greve nas universidades federais, como se estivessem mesmo preocupados com esta paralisação", diz trecho da nota, que acusa o PSDB de agir "com intolerância e desrespeito contra os adversários".

Fonte: Folha de S. Paulo