Paraguai: Ato político-cultural marca um mês do golpe 

Paraguaios residentes no Brasil, organizações e movimentos sociais, sindicatos e a sociedade civil realizarão em São Paulo (SP) um ato político-cultural em defesa do restabelecimento da democracia no Paraguai. A manifestação será neste domingo (22), data em que o golpe que destituiu o presidente Fernando Lugo completa um mês.

A concentração será às 14h na Praça Nicolau Morais Barros, na Barra Funda, zona oeste da capital paulista. O ato político-cultural contará com a apresentação de diversas bandas que expressam a cultura latino-americana.

Fernando Lugo foi submetido a um processo de impeachment pelo Congresso paraguaio que durou menos de 24 horas e o destituiu da presidência no dia 22 de junho. Uma ação na Suprema Corte paraguaia questiona a constitucionalidade do julgamento político realizado contra ele. O argumento da defesa do ex-presidente sustenta-se no pouco tempo que ele teve para preparar a sua defesa.

A destituição de Lugo do poder levou o Mercosul e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) a suspenderem o Paraguai até as eleições do próximo ano. A medida faz com que as autoridades do país não participem de eventuais reuniões e decisões dos blocos. Para os líderes políticos da região, há dúvidas sobre a condução do processo de impeachment do então presidente. Além disso, a União Europeia também decidiu suspender as negociações com o país latino-americano.

Serviço:

Ato político-cultural pela democracia no Paraguai!
Quando: domingo, 22 de julho
Hora: concentração a partir das 14 horas
Onde: Praça Nicolau Morais Barros, Rua do Bosque (na Barra Funda)

Fonte: Brasil de Fato