Vereador investiga caso de poluição no bairro Cordeiros

 

Insatisfeito com a resposta recebida ontem da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), referente ao requerimento feito na semana passada a respeito de poluição do ar no bairro Cordeiros, o vereador Marcelo Werner, do PCdoB, avalia levar o caso ao Ministério Público. De acordo com a Famai, foi constatado que a empresa responsável pela emissão de poluentes na região não possui licença ambiental junto a Fatma, que seria o órgão responsável para este tipo de operação.
Para Werner, é um descaso com o meio ambiente do município permitir que se emitam substâncias poluentes ao ar , prejudicando toda uma região, sem licença ambiental. O vereador acredita que independente do órgão responsável, também é dever das autoridades de Itajaí tomarem providências, pois quem está sofrendo com o mau cheiro é a própria população. “Estamos avaliando a gravidade dos fatos e não descarto levar denuncia ao Ministério Público, se medidas urgentes não forem tomadas”, diz o vereador.
De acordo com o laudo da Famai, “a empresa Weg utiliza esmalte eletroisolante à base de cresol, para isolamento elétrico dos fios de cobre utilizados na fabricação de bobinas para motores elétricos”. A substância, mais conhecida por creolina, seria a responsável por emitir o odor desagradável. A empresa informou ao órgão municipal que possui um forno industriar para efetuar a secagem do esmalte.