Reino Unido: maior recessão econômica dos últimos 50 anos

Queda do PIB britânico no segundo semestre foi muito acima do esperado: 0,7% negativos, de abril a junho deste ano

Inglaterra: Londres

Os resultados das medidas do governo conservador de David Cameron para levantar a economia britânica não têm sido positivos. O polêmico pacote fiscal e uma doutrina política de austeridade afundam ainda mais a economia britânica, levando-a à maior crise nos últimos 50 anos.

Dados da SIN (sigla em inglês da Secretaria Nacional de Estatísticas) divulgados nesta quarta-feira (25) mostram que o PIB britânico continua caindo, acumulando uma baixa de 0,7% de abril a junho deste ano, contrariando a esperança dos analistas, que previam uma queda mais tênue (cerca de , 0,2%); o resultado oficial foi classificado como “chocante”.

Esta queda se soma às ocorridas no último trimestre de 2011, de 0,4%, e nos três primeiros meses deste ano, de 0,3%. O Reino Unido já havia experimentado um primeiro período de recessão entre julho de 2008 e junho de 2009.

Os dados agora divulgados mostram que a economia britânica entrou em seu terceiro quadrimestre seguido de queda; é o período recessão mais longo desde que a SIN começou a realizar o cálculo, em 1955. A maior queda foi no setor de construção, que recuou 5,2%. A produção industrial caiu 1,3%.

Com informações de opera Mundi