Governo promete negociar com a comunidade de Rio dos Macacos

A comunidade Rio dos Macacos já foi reconhecida como quilombo pelo Incra, mas agora quer os direitos garantidos. Nesta quinta-feira (26/07), os moradores ocuparam a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Os manifestantes exigiram uma cópia do relatório técnico que certifica a área do Rio dos Macacos como remanescente de quilombo. Documento este que já foi concluído, mas falta ser divulgado nos diários oficiais da União e da Bahia. Eles só deixaram o prédio no final da noite, após receberem do presidente nacional do Incra, Carlos Guedes de Guedes, a garantia de que o governo federal não vai efetivar a reintegração de posse, prevista para a próxima terça-feira (31/07), mesmo depois de o juiz Evandro Reimão dos Reis ter suspendido, nesta quarta-feira (25/07), a ordem de despejo.  Decisão que foi reforçada pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, durante a ocupação.

Após a pressão dos quilombolas, o governo decidiu marcar para a próxima quarta-feira (01/08) uma reunião em Brasília para tratar do assunto. Participam da conversa o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Advocacia-Geral da União (AGU), do Ministério da Defesa, Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

De Salvador,
Maiana Brito