Jogos escolares serão abertos nesta quarta-feira

Chegou a hora da verdade na 35ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s 2012), uma realização por Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). A festa de abertura com o desfile oficial dos estudantes-atletas das escolas participantes será nesta quarta-feira, 1 de agosto, a partir das 17h, na Arena Amadeu Teixeira. A entrada é grátis.

A luta por medalhas acontecerá de 2 a 11 de agosto, em campos, quadras, arenas, piscinas e ginásios da capital amazonense. A maior parte das competições acontecerá na Vila Olímpica de Manaus, que receberá as provas de atletismo de sexta-feira (3) até domingo (5), e Arena Amadeu Teixeira, palco dos jogos de futsal. No entanto, o evento também será realizado em áreas nobres, como a praia da Ponta Negra, que receberá as disputas do remo e da canoagem, na sexta-feira, 3 de agosto.

A fase final reunirá aproximadamente 17 mil atletas-estudantes de 480 instituições de ensino públicas e privadas. Os JEA’s terão um total de 27 modalidades, entre coletivas e individuais, tendo como novidade este ano a inclusão do skate e do badminton. Além disso, o Governo do Amazonas valoriza a participação das Pessoas com Deficiência (PCDs) no esporte, incluindo mais sete modalidades adaptadas : atletismo, estafeta, futsal, goalball, handebol, natação e tênis de mesa

COMPETIÇÕES NACIONAIS
Em algumas modalidades, os JEA’s 2012 servem como seletiva para as Olimpíadas Escolares. A fase nacional acontecerá em duas etapas: de 6 a 15 de setembro em Poços de Caldas (MG), para atletas-estudantes de 12 a 14 anos; e de 25 de novembro a 8 de dezembro em Cuiabá (MT), para a turma de 15 a 17 anos.